VFXRio Live apresenta: SIGGRAPH DAY 26 de Março – 2022

VFXRIO LIVE: SIGGRAPH DAY.
SIGGRAPH (Special Interest Group on Computer Graphics and Interactive Techniques) é o evento mais importante da computação gráfica (CG), animação, inovação e pesquisa desde 1974. Uma verdadeira comunidade de artistas, programadores, educadores, cineastas, designers, pensadores, pioneiros, pesquisadorese e produtores. Principais estúdios, produtoras, universidades e empresas de tecnologia participam do evento cujo objetivo è fomentar a inovação, criar tecnologia e incentivar a troca de idéias, diversidade e conhecimento. Nessa edição do VFXRIO você vai conhecer os bastidores do que acontece por lá assim como o programa da Siggraph 2022 e como participar. O VFXRIO è parceiro da Siggraph desde seu inicio em 2015

Sábado, 26 de março (horário de Brasília)
15:30 Introdução – Munkhtsetseg Nandigjav (SIGGRAPH CHAIR 2022)
15:40 Programa – Miho Aoki (ACM SIGGRAPH E SIGGRAPH ASIA)
15:50 Diversidade e Inclusão – Diana Arellano (SIGGRAPH Student Volunteer Chair )
16:00 LIVE Q&A mediado por Luiz Velho – pesquisador titular do IMPA – Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e líder do Laboratório VISGRAF.

Munkhtsetseg Nandigjav (SIGGRAPH CHAIR 2022)
Após receber meu bacharelado em computer graphics technology na universidade purdue e m.f.a. em animação na savannah college of art and design, Munkhtsetseg trabalhou e colaborou com uma série de organizações e clientes. Desde 2008, tem servido a comunidade siggraph através das conferências anuais: em 2017 como presidente dos estudantes voluntários, em 2018 e 2019 como diretora de desenvolvimento criativo, e em 2020 como computer animation festival electronic theater director.

Miho Aoki (ACM SIGGRAPH E SIGGRAPH ASIA)
É professora associada de Arte da Computação na Universidade de Alasca Fairbanks. Atualmente é membro dos comitês da ACM SIGGRAPH, incluindo o Comitê de Relações Externas. Foi presidente do Simpósio sobre Educação da SIGGRAPH Ásia em 2015 a 2017. É co-diretora do Massive Collaborative Animation Project.

Diana Arellano (SIGGRAPH Student Volunteer Chair)
Desempenha as funções de CGI-Development Chapter Lead e Scrum Master na Mackevision, parte da Accenture Interactive em Stuttgart, Alemanha. Ela trabalha com equipes em aspectos disciplinares e organizacionais. Diana co-organiza painéis de discussão sobre Mulheres em CG e Artes Visuais em conferências como SIGGRAPH, SIGGRAPH Ásia, FMX e Ars Electronica. Ela participa da SIGGRAPH e ACM SIGGRAPH desde 2007, onde começou como Voluntária Estudantil, atuou como Presidente do Comitê de Recursos Internacionais (IRC), Presidente do Comitê de Relações Externas, e atualmente exerce o papel de Presidente do SIGGRAPH CARES. Ela é um membro ativo do Comitê de Diversidade e Inclusão.

Luiz Velho é pesquisador titular do IMPA – Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e líder do Laboratório VISGRAF.
Um dos pioneiros da Computaçăo Gráfica no Brasil, realizou o primeiro filme brasileiro de animaçăo por computador em 1978 e foi pesquisador convidado do National Film Board do Canada em 1982. Foi também professor no Courant Institute of Mathematical Sciences e pesquisador visitante da Microsoft Research Asia. Fez mestrado no MIT Media Lab e doutorado na Universidade de Toronto. Trabalhou na Fantastic Animation Machine em Nova Iorque e na TV Globo do Rio de Janeiro com desenvolvimento de sistemas gráficos 3D e efeitos visuais.