VFXRio Live apresenta:
MANIFESTO MULTIVISION
4 e 5 de Dezembro 2021
Conecte-se a um dos mais novos e intrigantes metaversos através de tecnologias que aprimoram a experiência da realidade virtual. Descubra como vai ser o futuro da mídia e da tecnologia através da pesquisa desenvolvida pelo Laboratório VISGRAF do IMPA. Acompanhe o time da Globo no desenvolvimento de efeitos durante a pandemia com equipes 100% remotas.
INDEX | VFXRio Archives: 2015 – 2019 | VFXRio Live 2020 - Presente
PROGRAMAS POR ANO:(2015 - 2019): 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019
2020: 4 E 5 DE DEZEMBRO | 26 E 27 DE JUNHO
2021: 7 DE FEVEREIRO | 21 DE MARÇO | 24 DE JULHO | 4 DE SETEMBRO | 4 E 5 DE DEZEMBRO
2022: 26 DE MARÇO | 1 DE JUNHO | 8 DE JUNHO
2023: 7 DE JUNHO | 7 E 8 DE SETEMBRO
PALESTRANTES: INDEX | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021
Novas mídias para uma realidade em expansão
Data: Sábado, 4 de dezembro às 10:30 AM (horário de Brasília)
Apresentação: VISGRAF / Centro Pi – IMPA
O Keynote revisita o desenvolvimento de media technology desde os anos 50 até os dias de hoje e apresenta uma visão de futuro. Vamos cobrir desde o início da realidade virtual até o a criação do Metaverso. Os marcos históricos mais importantes nessa área serão relacionados a pesquisa desenvolvida nos laboratórios da Visgraf nos últimos 30 anos. O keynote inclui uma demo live do projeto atual expandido para um espaço virtual compartilhado.
Sábado, 4 de dezembro
10:30 Introdução
10:40 Luiz Velho no VFXRio Live: Novas mídias para uma realidade em Expansão
11:10 METAVERSO: Fireside Chat com o time do Visgraf mediado por Liana Brazil – Sócia Fundadora e Diretora Criativa, SuperUber e SuperViz
JORGE LOPES
Coordenador de Projetos Tecnológicos (Centro Pi) do IMPA. Tem Pós-Doutorado em Manufatura Aditiva – (Deakin University Australia – Visiting Professor); Pós Doutorado em Tecnologias 3D para Museus – Museu Nacional – UFRJ ; PhD em Design Products (Royal College of Art – Reino Unido) ; MSc em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ) ; Bacharelado em Desenho Industrial – UFRJ e é Professor da Pós Graduação da PUC Rio.
LUIZ VELHO
Pesquisador PQ Sênior do CNPQ e Pesquisador Titular do IMPA e cientista líder do Laboratório VISGRAF. Sua formação acadêmica inclui: BE em Desenho Industrial pela ESDI / UERJ em 1979, MS em Computação Gráfica pelo MIT / Media Lab em 1985, e Ph.D. em Computer Science em 1994 pela University of Toronto. Durante 1982, ele foi realizador visitante no National Film Board do Canada. De 1985 a 1987 ele foi Engenheiro de Sistemas na Fantastic Animation Machine em Nova York, onde desenvolveu o sistema de visualização 3D da empresa. De 1987 a 1991 ele foi Engenheiro Principal na Rede Globo no Brasil, onde criou efeitos especiais e sistemas de simulação visual. Em 1994, ele foi professor visitante no Courant Institute of Mathematical Sciences da New York University. Ele também foi pesquisador visitante do HP Laboratories em 1995 e da Microsoft Research China em 2002.
SERGIO KUGLAND DE AZEVEDO
Professor Titular da UFRJ e ex-diretor do Museu Nacional/ UFRJ. Geólogo e Paleontólogo, atualmente coordena o Laboratório de Processamento de Imagem Digital do Museu Nacional/UFRJ. Desenvolve projetos na área de modelagem tridimensional a partir de arquivos de tomografia computadorizada
BERNARDO ALEVATO
Possui graduação em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e Mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2020). Atualmente é orientador de design e computação gráfica no Oi Kabum! Lab e atua como designer autônomo nas áreas de design gráfico, motion design e design de interface. Foi professor colaborador da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro no período de 2009 a 2021. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Comunicação Visual e mídias digitais.
VINÍCIUS ARCOVERDE
Possui graduação em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2018). Foi bolsista CNPQ no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação(PIBITI) no qual obteve destaque por sua iniciação iniciação científica categoria PIBITI (2018) que tratava sobre a interação por meio de interfaces hápticas. Tem experiência em Design 3D lidando com geração de superfícies a partir de dados do mundo real e novas tecnologias como interfaces hápticas e realidade virtual. Atuação há mais de 2 anos em Design de experiência do usuário (UX/UI).
GERSON RIBEIRO
Formado em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Especializado em 3D e transição entre o físico e o digital. Há 5 anos como pesquisador e operador de tecnologias de prototipagem rápida (impressoras 3D) e superfícies de captura (scanners 3D) e Realidade Virtual no laboratório NEXT PUC-Rio e no Instituto TECGRAF PUC-Rio Também trabalha em modelagem 3D e renderização, bem como a programação com Arduino e interfaces físicas Gadgeteer, ambiente de desenvolvimento Processing e Unreal Engine
MARIANA DUARTE
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Metodista de Piracicaba(2002). Atualmente é cenógrafa assistente da Rede Globo.
Arquiteta e urbanista, filha de arquitetos, isso permitiu que desde cedo pudesse conviver com o mundo da criatividade. Formada em 2002, trabalhou em diversos projetos de arquitetura, urbanismo, paisagismo e cenografia de dramaturgia e shows. Na cenografia trabalha desde 2007. Desenvolveu diversos cenários, The Voice, Superstar, Encontro com Fátima, Zero 1 e outros mais. Criatividade, paixão, beleza e elegância são as palavras que marcam presença nesses projetos.
Produzindo Efeitos Visuais em uma Pandemia
Data: Domingo, 5 de dezembro às 10:30AM (horário de Brasília)
Apresentação: Globo
A equipe de efeitos visuais do CDesign, fala como foi produzir e pós produzir efeitos visuais durante a pandemia. No meio de muitas incertezas e dificuldades, como foram recriadas formas de gravar e pós produzir, quase 100% remotas, desde a pré produção até finalização do projeto.
Domingo, 5 de dezembro
10:30 Introdução
10:40 VFXRio Live: Produzindo Efeitos Visuais em uma Pandemia
11:35 Q&A mediado por Matteo Moriconi – Diretor do VFXRio
JORGE BANDA
Supervisor e Produtor de Efeitos visuais na TV Globo. Atualmente trabalhando em séries e novelas como supervisor de efeitos visuais em projetos da TVGLOBO e GloboPlay, onde nesses últimos 15 anos supervisionou mais de 17 grandes produções incluindo as séries Filhas de Eva, Dois Irmãos, filhos da Pátria e a série indicada ao Emmy Se eu fechar os Olhos Agora. Suas últimas novelas incluem a inédita Em um Lugar ao Sol, rodada 100% durante a pandemia, a premiada do Emmy internacional Órfãos da Terra e a novela Verão 90. Cineasta por formação, mestrando da UFRJ na Eco em Novas Midias Digitais e especializado em Gestão de Entretenimento pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, trabalhou nos anos 90 em comerciais, vídeos para MTV, series infantis como TVCOLOSSO, No Mundo Da Imaginação E Sitio do Pica Pau Amarelo. No início dos anos 2000 participou de projetos musicais como Fama e XSPB 1,2,3 e 5 e em 2008 co-dirigiu o filme Segurança Nacional. Pioneiro em virtualização de cenas na dramaturgia nacional, como o acidente de Maysa (GLOBO, Séries,2007) e Alto Astral (GLOBO, novelas,2015), procurou sempre inovações para atender as suas produções. Em 2017 introduziu um personagem virtual na novela pega-pega, um canguru de pelúcia imaginário , produzido em conjunto com a Lucia Modesto, supervisora e gestora de 3d e animação da TVGLOBO.
RUDÁ PIM
VFX Supervisor – Efeitos Visuais. Iniciou sua carreira em 2003 como motion designer no mercado publicitário e institucional. Em 2006 entrou para Tv Globo, atuando como motion designer participou de inúmeros projetos de variedades e dramaturgia. Em 2012 assumiu como Supervisor de Efeitos Visuais e em 2014 começou a liderar o núcleo de programas semanais e shows. Hoje é responsável pela equipe de Supervisores de Efeitos Visuais, Composição e Matte painting da dramaturgia dos Estúdios Globo.
THIAGO SANTORO
Designer 3 (Compositor). +17 anos de experiência com mídias digitais e impressas, dentre esses, 13 anos como compositor de efeitos visuais na área de pós-produção da Globo em séries, novelas, filmes e variedades.
ANA FLORES
Trabalha com vfx há 24 anos na Rede Globo. Especializada em composição de efeitos visuais no Flame/Autodesk.
THIAGO ANJOS
Passando por boa parte do setor do áudio visual, iniciou a carreira de artista de composição em 2002, em 2011 entra pro time de artista da Tv Globo, onde atua como artista sênior,de lá pra cá ja foram dezenas de projetos, entre eles novelas como Cheias de Charme, Velho Chico, Novo Mundo, Deus Salve o Rei e muitos outros.”