A Arte na Inteligência Artificial
por Matteo Moriconi em colaboração com Luiz Velho, Noah Charney e Bernardo Alevato
Softwares de AI (Inteligência artificial) são a última moda. Do Midjourney ao Dall-e, Stable Diffusion e além, a combinação de aprendizado de máquina e AI transformou a internet em uma terra de fantasia, onde prompts inseridos pelos usuários podem evocar infinitas combinações de imagens – novas e únicas – ou mesmo textos incrivelmente fluidos e intrigantes. O presente artigo analisa as ressonâncias históricas e filosóficas da arte na inteligência artificial, considerando elementos como o uso indevido, enquanto examina a miríade de benefícios dessa nova tecnologia.
- INTRODUÇÃO |
- A CATEGORIA DE ARTE MANIPULADA DIGITALMENTE (PARTE 1)
- AS ORIGENS DA ARTE AI (PARTE 2) |
- UM MOTOR PARA A IMAGINAÇÃO (PARTE 3)
Mordendo a Maçã AI: Magritte e a AI
por Matteo Moriconi em colaboração com Noah Charney
CARTAS A MAGRITTE: INDEX | INTRODUÇÃO - ARTE SINTÉTICA | CARTAS IMAGINÁRIAS - PARTE 1 | SÍMBOLOS - PARTE 2 | TEXTO E IMAGEM - PARTE 3
Como parte da nossa série de ensaios para a VFXRio sobre arte sintética – metaversos, arte generativa e AI – este ensaio apresenta uma abordagem mais criativa. Utilizando o Midjourney e o ChatGPT, criamos uma série de cartas imaginárias enviadas por artistas ao pintor surrealista belga Rene Magritte, como ponto de partida para considerar questões sobre AI, criatividade e como nós, humanos, interagimos com as máquinas.
- CARO MAGRITTE (PARTE 1)
- SÍMBOLOS (PARTE 2)
- TEXTO E IMAGEM (PARTE 3)
Primeira Oficina: Imaginar Futuros com I.A.
Luiz Velho, Matteo Moriconi, Bernardo Alevato Casa Firjan
Festival Futuros Possíveis 26/11/22
Nesta oficina o participante explora possibilidades criativas do uso de mídia gerada artificialmente através de aplicativos que criam imagens a partir de descrições textuais. A abordagem conta com uma introdução teórica e exemplos práticos com o uso semântico na criação de mídia sintética em processos criativos.