Matteo Moriconi é formado em Química pela PUC-Rio. Em 1997, fundou o Museu Virtual de Arte Brasileira, o primeiro projeto digital da internet brasileira a receber o patrocínio do Ministério da Cultura e da Petrobras através da Lei Rouanet. O projeto foi pioneiro na utilização da web para projetos criativos. Durante o seu desenvolvimento, Matteo trabalhou em parceria com vários artistas na criação de obras virtuais, incluindo Rubens Gerchman, Mauricio Bentes e Arthur Omar. Trabalhou também em projetos digitais para Jenny Holzer e Peter Greenaway.

Com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de projetos, incluindo anos formativos nos grupos de tecnologia da Walt Disney Company e Discovery Channel Europe, Matteo se dedica há anos à promoção de novas tecnologias e à difusão de conhecimento. Ele é presidente da Associação Brasileira de Tecnologia Visual e Diretor do VFXRio. A missão da Associação Brasileira de Tecnologia Visual é promover a indústria e as empresas que se dedicam aos efeitos visuais, realidade virtual, realidade aumentada e computação gráfica, para quaisquer plataformas, na condição de produtora ou desenvolvedora.

Além de sua vasta experiência, Matteo é um criador de soluções e está ativamente engajado em pesquisas em conjunto com o Laboratório de Visão Computacional Visgraf do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), explorando sistemas multimodais e de multicast de IA, com abordagens inovadoras para integrar múltiplas formas de mídia e aprimorar as capacidades da inteligência artificial em tecnologias de transmissão e simulações em tempo real.