PAV GROCHOLA / FX SUPERVISOR SONY IMAGEWORKS
KEYNOTE: HOMEM-ARANHA NO ARANHAVERSO
Pav Grochola é supervisor e Lead VFX artist da Sony Pictures Imageworks. Recentemente, fez parte do time de efeitos do filme vencedor do Oscar® de animação: Spider-Man: Into the Spider-Verse. Depois de terminar o curso de Belas Artes na Austrália em 1999, Grochola viu seu futuro na produção digital de conteúdo. Ele começou sua carreira produzindo efeitos visuais para comerciais e logo depois se mudou para Londres para trabalhar com cinema. Grochola passou cinco anos na Double Negative, especializando-se em animação e trabalhou em vários filmes do franchise HARRY POTTER. Seus créditos incluem mais de 29 longa-metragens e inúmeros prêmios. Em 2012, ele ganhou o Annie Award por seu trabalho em EDGE OF TOMORROW (No Limite do Amanhã) e, em 2019, recebeu o prêmio da Visual Effects Society (Outstanding Effects Simulations in an Animated Feature) pelo filme Spider-Man: Into the Spider-Verse.
HAO LI / CEO PINSCREEN
KEYNOTE: HUMANOS DIGITAIS
Professor Associado de Ciência da Computação na Universidade do Sul da Califórnia, Diretor do Laboratório Vision and Graphics do Instituto USC de Tecnologias Criativas e CEO da Pinscreen, startup sediada em Los Angeles que cria avatares fotorrealistas acessíveis aos consumidores. Ele é conhecido por seu trabalho seminal em alinhamento de formas não rígidas, captura do desempenho facial em tempo real, digitalização de cabelos e captura dinâmica do corpo inteiro. Seu trabalho em animação facial foi a base do Animoji no iPhone X da Apple. Hao Li trabalhou na Weta Digital, colaborou na criação da tecnologia de reencenação digital de Paul Walker no filme Velozes e Furiosos e foi líder de pesquisa na Industrial Light & Magic / Lucasfilm. Eleito um dos jovens inovadores mais importantes pela MIT Technology Review em 2013, recebeu o Google Faculty Award, o Okawa Foundation Research Grant, bem como o Andrew e Erna Viterbi Early Career Chair. Seu trabalho foi classificado como o número 1 na lista das 10 principais pesquisas em computação gráfica nos últimos cinco anos pela Microsoft Academic.
JULIEN BOLBACH / VFX SUPERVISOR MPC
KEYNOTE: ARTE E TECNOLOGIA NO FILME O REI LEÃO
Supervisor de efeitos visuais (VFX Supervisor) da MPC (Moving Picture Company) vai apresentar ao público seu trabalho em “O Rei Leão”, da Walt Disney Pictures, filme dirigido por Jon Favreau.
Em “O Rei Leão”, Julien Bolbach trabalhou diretamente com Favreau e todo o time de produção na criação e iluminação de 17 animais principais, 63 espécies únicas, mais de 650 mil insetos e bilhões de laminas de grama e vegetação em um espaço virtual de 150 kilometros quadrados. “O Rei Leão’ apresentou o desafio único de criar um longa metragem em CG que pudesse atravessar a fronteira do fotorrealismo e ser percebido como live action pelo público. O diretor e a equipe de design de produção queriam um visual naturalista, fortemente influenciado pelas imagens reais das paisagens africanas. Para criar um mundo que pudesse ser totalmente explorado por uma ampla variedade de lentes virtuais, a equipe da MPC criou ambientes em CG completos em uma escala que nunca tinha existido antes, , conta Bolbach. Julien Bolbach assinou projetos que vão desde comerciais a animações e grandes produções, desenvolvendo um leque diverso de habilidades de produção, filmagem e gestão de equipes. Bolbach teve papel importante em “Alien: Covenant”, dirigido por Ridley Scott, e trabalhou ainda nos filmes “Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte", “Suicide Squad” , “Maleficent” e "Justice League" entre outros. Foi candidato ao VES, premio da Visual Effects Society por seu trabalho em Prometheus de Ridley Scott.
LARRY BAFIA
Animador e educador multimídia Larry iniciou sua carreira em stop motion e Claymation no Will Vinton Studios em Portland, Oregon. Por quase uma década, Larry trabalhou em projetos de stop motion como o vídeo Moonwalker de Michael Jackson e inúmeros outros projetos comerciais antes de entrar na PDI, Pacific Data Images, empresa que originou o estúdio Dreamworks.
Durante seus sete anos como Diretor de Animação Comercial na PDI / Dreamworks, Larry dirigiu comerciais para empresas como Coca-Cola, Sega, Intel, Kraft e Target.
Enquanto trabalhava na PDI / Dreamworks, Larry também foi um animador de sequências em vários filmes de sucesso, incluindo Antz e Batman & Robin. Ele participou da equipe de efeitos de Missão Impossível II e foi animador na equipe de desenvolvimento da Stop Motion do longa Mars Attacks, de Tim Burton produzido pela Warner Bros.
De 2002 a 2008, Larry foi chefe de departamento de animação e efeitos visuais da Vancouver Film School. Ele também atuou como vice-presidente de faculdade e desenvolvimento na VanArts e foi Diretor do Festival de Animação de Computador do SIGGRAPH 2018. Atualmente, ele é membro do corpo docente sênior no programa de Mestrado em Mídias Digitais do Centro de Mídia Digital, Vancouver BC.
ELECTRONIC THEATRE -SIGGRAPH 2019
VFXRIO traz ao Brasil o Electronic Theater da Siggraph. Reconhecido pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences desde 1999, o Electronic Theater serve como vitrine para o Oscar.O CAF mostra filmes produzidos com as mais novas tecnologias por artistas, animadores, produtores independentes, pequenas produtoras e grandes estúdios de filmes e games.
O electronic theatre vai ser exibido no fim do primeiro dia de programação.
PROGRAMAÇÃO (AUDITÓRIO):
PROGRAMA COMPLETO DO VFX RIO
Sábado 30 de novembro
09:00 Credenciamento
10:00 Abertura VFXRIO
10:30 Digital Humans & Deep Fakes
Hao Li | Pinscreen
12:00 VFX surpresas e soluções
Rudá Pim | TV GLOBO
15:00 Painel Digital Humans,
Deep Fakes & Novas Tecnologias
Hao Li (Pinscreen)
Pablo Bioni (TV Globo)
Russ Rive (SuperUber)
Matteo Moriconi (VFXRIO)
16:00 Performance in New Media
Luiz Velho | IMPA | Visgraf
17:00 Computer Animation Festival
Electronic Theatre
Larry Bafia | Siggraph
Domingo, 1 de dezembro
09:00 Credenciamento
10:00 Ravi Velhal | INTEL
10:30 Criando o Universo de O Rei Leão
Julien Bolbach | MPC
12:00 VFX para Grandes Produções em
Hollywood: Armando Ricalde| Ollin VFX
15:00 O Grande Circo Místico
Marcelo Siqueira | Mistika
Vencedor do Prêmio VFX
da Academia Brasileira de Cinema
16:00 . Pluft o Fantasminha: Desafios na
pós-produção sub-aquática
Sandro di Segni | 02 Filmes e
Roberto Faissal
ABC diretor de Fotografia
17:00 Painel: Inovação, Ciência e Arte
Marcos Magalhães (Animamundi)
Luiz Velho (IMPA)
Armando Ricalde (Ollin VFX)
Lucia Modesto (TV Globo)
Segunda, 2 de dezembro
09:00 Credenciamento
10:00 Centre for Digital Media Vancouver
Larry Bafia
11:00 Painel: Educação para carreiras do futuro
Lucia Modesto (TV Globo)
Pav Grochola (Sony Pictures Imageworks)
Larry Bafia (CDM)
Liana Brazil (SuperUber)
12:00 On Set to Delivery Journey Using Nuke
Juan Salazar| Foundry
Leonardo Costa | Framestore
15:00 Premiere e Making of do curta "Umbrella"
Helena Hilario, Mario Pece, Alan Prado,
Dhiego Guimarães e
Felipe Pardini | Stratostorm
16:00 Como colocar 24 milhões de brasileiros
em uma experiência XR
Luiz Evandro | Vetor Zero
17:00 Inovação em Homen-Aranha o Aranhaverso
Pav Grochola | Sony Pictures Imageworks
PROGRAMAÇÃO (WORKSHOPS):
WORKSHOP MÓDULO 1:
Sábado, 30 de Novembro - Casa Firjan
15:00 - 18:00 - Daniele Reule - carga horária: 3h
Introdução ao desenvolvimento de Narrativas Interativas
https://www.danireule.com/sobre
Temas abordados: narrativas interativas ou ramificadas, construção narrativa, estrutura clássica, composição de personagem e universo.
Descrição: Narrativas interativas, ficcionais ou não, apresentam variados graus de interação ou interatividade para serem contadas. Em qualquer mídia ou suporte tecnológico, uma narrativa interativa requer um usuário ativo, seja ele leitor, espectador, jogador, interator ou internauta. O consumidor é o protagonista e precisa vivenciar a trama. Por isso, a emergência dos conteúdos interativos reflete uma necessidade do mercado em oferecer cada vez mais experiências imersivas aos usuários, seja no entretenimento, na Educação ou mesmo na medicina. O desafio está em se contar boas histórias nesse formato. A oficina pretende apresentar princípios da narrativa e ferramentas para impulsionar o desenvolvimento de boas tramas interativas.
Para quem: 40 pessoas - roteiristas de audiovisual e games, redatores, escritores e interessados em criação de histórias.
Material: O VFXRio fornecerá 3 computadores, para serem compartilhados em grupo, material de desenho e escrita. Encorajamos o(a) aluno(a) a trazer seus próprios materiais, específicos de sua preferência e metodologia.
Bio: DANI REULE é roteirista, jornalista, mestra em Comunicação e Informação e certificada pelo Professional Program in Writing for Television da UCLA-TFT. É roteirista da série ‘Baile de Máscaras’ (da produtora Giros para a TV Cultura) e do longa ‘Na Batalha’ (Raccord Produções; roteiro finalista do FRAPA 2017) e foi colaboradora do autor Marcílio Moraes na série ‘Pigmaleão do Brejo’ (Rede Record). Teve curtas de sua autoria apresentados em festivais nacionais e é criadora e roteirista da sitcom 'Uma vida de Zenilde' (Tambellini Filmes). Foi também palestrante na Semana do Audiovisual Primeiro Plano, em Juiz de Fora, do WebFest e do ROTA II, no Rio, em que também trabalhou como consultora do Laboratório de Desenvolvimento de Argumentos de longas-metragens e de Projetos de Séries. É ainda professora de roteiro na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, na Infnet, na AIC e na pós-graduação em Roteiro da FACHA, além de ter seu próprio curso de desenvolvimento de projeto para série.
WORKSHOP MÓDULO 2:
Domingo, 1 de dezembro - Casa Firjan
10:00 - 13:00 - Russ Rive - carga horária: 3h
https://superviz.com/
Workshop: Multi-realidades. Criação e colaboração em ambientes 360º
Temas abordados: Realidades virtual e aumentada, simulação, teletransporte virtual, produtividade, narrativas, design, colaboração.
Descrição: O workshop apresentará conceitos relacionados à captura da realidade, realidade virtual, realidade aumentada, simulação e manipulação de realidades, e como essas ferramentas estão sendo usadas em cenários reais, como treinamento, educação, colaboração remota e teletransporte virtual. Também exploraremos quais equipamentos e técnicas existem hoje e o que chegará em breve. Os alunos criarão seus próprios projetos em 360º usando o SuperViz para explorar esses conceitos de maneira prática. Após a conclusão dos projetos, os alunos experimentarão juntos o teletransporte em grupo virtual. O workshop será concluído com perguntas e respostas e uma discussão aberta explorando as conseqüências de um futuro com multi-realidades.
Para quem: 20 pessoas. Para qualquer pessoa em cima de 10 anos.
Material: O VFXRio fornecerá 3 computadores, headsets de VR, câmera 360º, para serem compartilhados em grupo. Encorajamos o(a) aluno(a) a trazer seus próprios equipamentos (laptop, tablet, celular, camera 360º).
Bio: Russ é diretor de tecnologia criativa que trabalha no limite entre o real e o virtual. Russ co-fundou a SuperUber em 2002, onde cria experiências imersivas e interativas para museus, exposições, eventos e marcas. O trabalho da SuperUber já foi exibido em todo o mundo em locais e eventos como a sede da ONU (EUA) e o SxSW Festival (EUA), o London Design Museum e o Victoria & Albert Museum (Inglaterra). No Brasil, os projetos incluem o Museu do Amanhã e a Cerimônia de Encerramento das Olimpíadas. Em 2018, Russ co-fundou o SuperViz, uma ferramenta de colaboração remota para teleportar pessoas para ambientes virtuais, juntos. Antes de se mudar para o Brasil, Russ co-fundou a Everdream Inc em São Francisco em 1998, um dos pioneiros em automatização e gerenciamento de computadores distribuídos. A Everdream foi adquirida pela Dell. Em 1996, Russ fez parte da equipe inicial da Zip2, um fornecedor de software de Internet para o setor de mídia. A Zip2 foi adquirida pela Compaq. Russ tem quatro patentes nos EUA na área de tecnologias e automatização.
WORKSHOP MÓDULO 3:
Domingo, 1 de dezembro - Casa Firjan
15:00 - 18:00 - Marlus Araujo - carga horária: 3h
https://marlus.com
Workshop: Realidades Estendidas com TouchDesigner
Temas abordados: design de interação, programação, computação gráfica, visão computacional, experiências interativas, realidades estendidas
Descrição: A oficina vai abordar aspectos da criação de experiências interativas e imersivas, através do desenvolvimento de alguns experimentos interativos com diferentes técnicas: estereoscopia 3D, motion capture e visão computacional, headsets VR e programação criativa em tempo real com TouchDesigner.
Para quem: 15 pessoas. Artistas visuais, designers, videografistas, desenvolvedores e criativos que possuem experiência com softwares gráficos, animação 2D ou 3D.
Material: O VFXRio fornecerá 3 computadores, para serem compartilhados em grupo, material de desenho e escrita. Encorajamos o(a) aluno(a) a trazer seus próprios materiais, específicos de sua preferência e metodologia.
Bio: Marlus Araujo é formado em design pela Escola de Belas Artes da UFRJ e pós-graduado em Projetos Digitais pelo IED Rio. Interessado na convergência entre arte, design e tecnologia, adquiriu experiência na concepção e no desenvolvimento de diversos projetos digitais, desde sites, games, animações, visualizações de dados, até instalações interativas, interfaces físicas e visuais para espetáculos e performances.
https://marlus.com
WORKSHOP MÓDULO 4:
Segunda, 2 de dezembro - Casa Firjan
10:00 - 13:00 - Gabriel Wainer e PJ Kaiowá - carga horária: 3h
Workshop: Construindo universos necessários: concept design de personagens.
Temas abordados: Narrativa, narrativa visual, universos ficcionais, heróis x anti-heróis, cultura pop brasil, composição de personagens, mercado.
Descrição: A oficina abordará questões conceituais para a criação de universos próprios, partindo das várias culturas e sincretismos brasileiros, passando por pontos de vistas filosófico-culturais e dos pressupostos comerciais para elaboração de histórias e personagens relevantes para o nosso público consumidor e para o mercado audiovisual. A dinâmica incluirá a elaboração de estudos de personagens, cenários e premissas, tanto gráficas quanto dramatúrgicas.
Para quem: 30 pessoas. Workshop para roteiristas, ilustradores, quadrinistas, desenvolvedores jogos e de histórias no geral.
Bios:
PJ Kayowá é atuante há 15 anos nas áreas de quadrinhos, storyboard, ilustração e direção de arte atendendo agências de publicidade, estúdios e editoras nacionais e internacionais, tenho como destaques nos quadrinhos Pacific Rim: Tales From Year Zero, How To Pass Human, Evil Dead E Assassin’s Creed Origins além dos autorais: Carnívora e Muito Prazer, Lia. Em dezembro lança seu mais novo quadrinho autoral Eu Sou Lume.
Gabriel Wainer é produtor e roteirista, com formação em Filosofia pela PUC-Rio. É diretor da Guará Entretenimento, misto de editora e núcleo criativo, que visa criar projetos multiplataforma de ação e fantasia a partir de quadrinhos nacionais para cinema, TV, games e outros. É roteirista dos quadrinhos Santo, Pérola, Os Desviantes e O Doutrinador. Este último ganhou vida nas telas de cinema e TV e foi a primeira adaptação em live-action de um quadrinhos de super-herói brasileiro.
Mais informações no site: www.vfxrio.com.br
- O VFXRio conta com tradução simultânea: Inglês/Português
- O Passaporte promocional é válido para os dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro
- Os workshops não estão incluídos no valor do passaporte ou no ingresso
- O preço da meia entrada observará o regramento da Lei 12.933/2013, e o desconto não é cumulativo com os demais preços promocionais e convênios:
Art. 1o É assegurado aos estudantes o acesso a salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses e eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento, em todo o território nacional, promovidos por quaisquer entidades e realizados em estabelecimentos públicos ou particulares, mediante pagamento da metade do preço do ingresso efetivamente cobrado do público em geral.
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INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE INGRESSO:
O ingresso é pessoal (nominal). É indispensável a apresentação de um documento de identificação original e oficial com foto, juntamente com o ingresso impresso ou no aplicativo da Sympla, para validação da titularidade;
Trocas de titularidade poderão ser realizadas pelo titular da compra, basta instalar nosso app! Se você ainda não instalou, clique em uma das opções a seguir: symp.la/android | symp.la/ios . Após fazer o login, vá até a aba "Ingressos", clique sobre o ingresso que deseja alterar e no menu "Opções", selecione “Editar participantes”. Siga os procedimentos indicados na tela e confira os dados preenchidos antes de confirmar a alteração! Dúvidas poderão ser encaminhadas para [email protected]