IA Generativa Controlável para o Metaverso e Efeitos Visuais

Hao Li - Professor Associado de Visão Computacional e Diretor do Laboratório Metaverse MBZUAI, CEO e co-fundador da Pinscreen

Hao Li – Professor Associado de Visão Computacional e Diretor do Laboratório Metaverse MBZUAI, CEO e co-fundador da Pinscreen, explora os avanços em inteligência artificial generativa (IA) e seu impacto transformador nos campos emergentes do Metaverso e efeitos visuais (VFX). A apresentação destaca o potencial do Metaverso para remodelar indústrias e enfatiza a necessidade de técnicas avançadas de IA.

Hao Li foi um Pesquisador Distinto do Grupo de Visão Computacional na UC Berkeley e Professor Associado de Ciência da Computação na University of Southern California, onde também foi diretor do Instituto de Tecnologias Criativas da USC.

Li trabalha na interseção entre visão computacional, computação gráfica e aprendizado de máquina, com foco em humanos virtuais, captura de realidade e síntese de IA. Seu objetivo é possibilitar novas tecnologias de IA e imersivas que tornem o conceito do metaverso possível e aprimorem nossas vidas com experiências digitais que não seriam possíveis no mundo físico. Exemplos incluem teletransporte virtual e comunicação imersiva usando avatares 3D, agentes de IA totalmente autônomos indistinguíveis de uma pessoa real, mundos simulados hiper-realistas que podem ser gerados e criados por qualquer pessoa, além de tecnologias de realidade aumentada que podem aprimorar nossos sentidos e enriquecer nossas experiências.

Com o rápido avanço das tecnologias de criação de conteúdo impulsionadas pela IA, Hao está comprometido em priorizar nossa segurança e bem-estar, desenvolvendo ferramentas para prevenir novas formas de ameaças cibernéticas, como deepfakes usados em campanhas de desinformação ou assédio. Li também foi professor visitante na Weta Digital, líder de pesquisa na Industrial Light & Magic / Lucasfilm e pesquisador associado nas universidades de Columbia e Princeton. Hao foi palestrante no Fórum Econômico Mundial em Davos em 2020 e expositor na SXSW em 2022. Sua startup, Pinscreen, recebeu o Epic Megagrants em 2021, e em 2022, Li foi destaque na primeira temporada do documentário re:MARS Luminaries da Amazon.